
MORAR NO BAIRRO
Listamos alguns diferenciais sobre morar no bairro de Ermelino Matarazzo.
ENTREVISTA
LAR VINCENTINO
OCUPAÇÃO CULTURAL
FESTA DAS NAÇÕES
CENTRO DESPORTIVO MUNICIPAL
BECO DO HULK
“O Ermelino foi se atualizando conforme o tempo, o número de casas aumentou mais de 100%, além das casas hoje já existem muitos prédios, o rio que passava pelo bairro foi canalizado e a ponte já não existe mais, as ruas são asfaltadas, a avenida Paranaguá já é mão única, o comercio cresceu muito, mas isso não interfere na tranquilidade do bairro.”
– Fala de Dona Graça, moradora antiga do bairro, que nos conta a visão dela sobre Ermelino Matarazzo.
A Festa das Nações de Ermelino Matarazzo é uma das maiores festas culturais e beneficentes da cidade de São Paulo. Foi criada no ano de 1992, com o intuito cultural e social não lucrativo.
Nesta festa você encontra arte, produtos, gastronomia e história de diversas culturas do mundo, como: alemã, italiana, uruguaia, suíça, libanesa, japonesa, espanhola, mexicana e muito mais.
Este lar é uma entidade sem fins lucrativos fundado em 1972 por um grupo de Vicentinos preocupados com idosos em situação de risco social e abandono.
Com o tempo, a população aderiu ao projeto colaborando com seu valioso apoio, criando uma grande teia solidária desde então, onde passaram de um pequeno abrigo para um local grande e estruturado podendo assim ajudar cada vez mais pessoas.
Seu nome é homenagem ao grande professor e artista plástico Mateus Santos que viveu no bairro e o retratou ao longo de toda sua obra.
A ocupação é um movimento de atividades culturais em um prédio público inativo e desativado. Esse movimento é proposto por coletivos, grupos culturais do bairro e de várias regiões de São Paulo, onde há anos é proposto concretizar a Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo - nome no qual era era conhecido antigamente.
Foto: Antonio Miotto
É um belo clube gratuito para todos os moradores do bairro de Ermelino.
Ele conta com uma quadra de futebol, uma piscina olímpica, espaço para corridas e caminhadas, uma quadra de futsal, um ginásio para lutas, espaço para danças e salas de pilates.
O Clube fica aberto de segunda à segunda das 06:00 ás 22:00.
Localizado a 15 minutos da estação Comendador Ermelino (Linha 12 da CPTM), o Beco do Hulk foi criado por grafiteiros do Coletivo Cultural Cenário Urbano e reúne vários grafites de super-heróis do Universo Marvel em dois muros de cerca de 200 metros de comprimento. O nome é uma referência ao Beco do Batman, que fica na zona oeste da capital paulista.